A Secretaria de Estado de Gestão Estratégica e Administração – SEGAD é um órgão da Administração Direta do Governo de Roraima, criada através das Leis no. 001, de 26 de janeiro de 1991, e Lei no. 499, de Julho de 2005 é Órgão central do Sistema de Recursos Humanos, de Recursos Logísticos e Modernização administrativa do Estado, e compete:
- Executar, coordenar e controlar as ações estratégicas inerentes aos sistemas corporativos sob sua responsabilidade técnica;
- Identificar as ações governamentais que devem ser conduzidas de forma articulada e integrada, no âmbito do Poder Executivo ou em parceria com outros poderes ou outros governos;
- Assegurar e coordenar a integração, a harmonização e a otimização da ação governamental;
- Promover concursos públicos, salvo nos casos em que essa atribuição for cometida por lei a outros Órgãos ou Entidades;
- Promover a política de valorização, profissionalização, formação e treinamento de pessoal do Estado;
- Administrar cargos, funções e salários dos Servidores do Estado.